Cifose ou corcunda: Tipos, sintomas e tratamentos

Cifose é o nome dado a uma das curvas fisiológicas da coluna vertebral, ou seja, vista de lado (no perfil), a coluna não é reta, apresenta algumas curvaturas que são naturais, por exemplo a lordose cervical, a cifose torácica e a lordose lombar.

Os valores normais da cifose torácica variam de 20-50 graus. Valores superiores a 50 graus são ditas hipercifoses e podem estar relacionadas a algum problema na coluna.

Cifose torácica normal e cifose torácica aumentada

Cifose torácica normal e cifose torácica aumentada

Quais os tipos de cifose?

  • Cifose postural – É o tipo mais comum de cifose, é flexível, e como o próprio nome já diz, não se trata de um problema estrutural da coluna, e sim uma má postura que cursa com o aumento da curvatura na coluna.
  • Doença de Scheuermann – É uma doença que acomete adolescentes, principalmente meninos, e trata-se de uma curva rígida que deriva de alterações estruturais da coluna. Pode estar associada a escoliose e pode cursar com dor, além de incômodo estético.
  • Cifose congênita – Ela é causada pela má formação das vértebras durante a gestação. Trata-se de um problema estrutural da coluna que com o crescimento da criança evolui com a deformidade em cifose. Normalmente, no exame físico, observamos uma cifose de ângulo agudo (raio curto) e são curvas rígidas.
  • Degenerativa – Ela acomete indivíduos mais idosos e é secundária ao desgaste que ocorre na coluna, mais especificamente nas vértebras e no disco. Além disso, pode ocorrer em indivíduos com osteoporose por fragilidade das vértebras.

Quais os sintomas da cifose?

Na grande maior parte das vezes, a cifose não cursa com dor na coluna, exceto em casos de cifose de Scheurmann, que podem apresentar dor na coluna torácica e até dor lombar.

A queixa mais frequente sem dúvida é a queixa estética e normalmente é o motivo pelo qual o paciente procura o ortopedista especialista em coluna. Em curvas rígidas com alto valor angular, há de fato um prejuízo estético grande, ficando com aspecto popularmente conhecido por “corcunda”.

Outros sintomas menos frequentes e que normalmente só estão presentes em curvas mais graves são problemas respiratórios, cardiovasculares e até mesmo compressão neurológica podendo causar déficit dos membros inferiores.

Quais exames de imagem são importantes na investigação da Cifose?

O exame inicial básico para investigação da cifose é a radiografia simples (Raio-X) em perfil (visto de lado). Com o Raio-X conseguimos medir o grau de cifose por meio do ângulo de Cobb, avaliar se é uma cifose de ângulo agudo, avaliar o equilíbrio sagital (o alinhamento da cabeça em relação a pelve) e ainda conseguimos por meio de raios X em posições especiais, avaliar se é uma cifose rígida ou flexível.

Mensuração da cifose torácica por meio do método de Cobb

Mensuração da cifose torácica por meio do método de Cobb.

Outro exame muito importante na avaliação da cifose é a tomografia, principalmente na suspeita de uma cifose congênita, aquela causada por má formação das vértebras desde o nascimento. Com a tomografia conseguimos estudar melhor a má formação e com isso definir prognóstico e o tratamento correto.

E por fim, a ressonância fica restrita aos casos que temos algum déficit neurológico associado ou ainda quando suspeitamos de alguma má formação de canal neural associado.

Qual o tratamento da cifose?

O Tratamento da Cifose vai depender da gravidade da curva, mas principalmente da etiologia, ou seja, do tipo de cifose que estamos de tratando.

  • Cifose Postural: tratamento é essencialmente clínico com RPG – Reeducação Postural Global – que é um método de fisioterapia voltado justamente para correção de má postura e fortalecimento do tronco, atividade física e mudança do estilo de vida.
  • Cifose de Scheuermann ou Dorso Curvo do adolescente: O tratamento vai depender da angulação da cifose e da idade do paciente. Curvas até 80 graus, realizamos o tratamento conservador com fisioterapia exercícios específicos e uso de colete. Curvas superiores a 80-90 graus, optamos normalmente pelo tratamento cirúrgico com artrodese da coluna e correção da deformidade.
  • Cifose Congênita: Nesse caso é muito importante sabermos de qual má formação se trata. Há diversos tipos de má formação, cada uma com um prognóstico diferente. Além disso não podemos esquecer que esse tipo de cifose acomete crianças, ainda na primeira ou segunda infância. Então cada caso deve ser estudado particularmente. O gesso nesse tipo de cifose ainda é uma opção utilizada por se tratar de crianças pequenas, sendo o objetivo do gesso, segurar a progressão da deformidade durante o crescimento da criança. As cirurgias normalmente são opções em crianças mais velhas ou quando alcançam a adolescência.
  • Cifose Degenerativa ou Dorso Curvo Senil: Nesses casos, a prevenção da osteoporose é muito importante com realização de densitometria e exames laboratoriais para que se realize o diagnóstico precoce com o respectivo tratamento. Além disso, manter uma vida saudável com atividade física e fortalecimento muscular, além de exercícios controlados que ajudam não só na prevenção e tratamento da deformidade como ajudam também com as dores nas costas.

FAQ – Cifose

O que é cifose?

Cifose é uma curvatura fisiológica (normal) da coluna vertebral, quando vista de lado. Na coluna vertebral, a região que apresenta cifose, é a coluna torácica.

O que é cifose dorsal?

Cifose dorsal é sinônimo de cifose torácica e representa a curvatura normal da coluna quando vista de lado.

O que é cifose torácica?

Cifose torácica é sinônimo de cifose dorsal e representa a curvatura normal da coluna quando vista de lado.

Como corrigir a cifose?

A cifose pode ser corrigida por meio de colete e exercícios de correção postural. Em casos mais avançados, a depender do grau da cifose, a correção deve ocorrer com cirurgia (artrodese da coluna).

Como corrigir a postura corcunda?

A postura corcunda, quando é apenas postural, deve ser corrigidas por meio de exercícios específicos e fisioterapia. Em casos mais avançados, em que a deformidade não é apenas postural, e sim estrutural, a depender do grau da cifose, a correção deve ocorrer com cirurgia (artrodese da coluna).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *