Cisto Sinovial na Coluna

Para entender o que é um cisto sinovial e os problemas que acarretam na coluna, é importante que retornemos à anatomia básica: O que é uma articulação? Articulação é a junção de dois ou mais ossos e são importantes pois permitem o movimento e a estabilidade de uma determinada região. Existem 3 tipos de articulações no corpo humano:

  1. Sinartroses: são articulações completamente imóveis.
  2. Anfiartroses: são articulações com pouca mobilidade
  3. Diartroses: são articulações amplamente móveis.

A articulação da coluna, também chamada de articulações facetárias ou zigoapofisárias além de ser uma diartrose, é uma articulação sinovial, que é o tipo mais comum de articulação, mas também anatomicamente, é o tipo mais complexo, pois possuem:

  • Cartilagem articular – contribui para o baixo atrito entre os ossos
  • Membrana Sinovial – Produz o líquido sinovial
  • Cápsula articular – Reveste a articulação
  • Líquido sinovial – fica dentro da cavidade articular; nutre e lubrifica a articulação.
Anatomia da coluna – Articulação zigoapofisária e sua complexa estrutura sinovial.

Anatomia da coluna – Articulação zigoapofisária e sua complexa estrutura sinovial.

O que é o Cisto Sinovial?

O cisto sinovial é uma “bolsa” formada pela membrana sinovial preenchida por liquido sinovial que acontece ao redor da articulação. Isso ocorre por uma degeneração da articulação.

O cisto sinovial pode ocorrer em qualquer articulação sinovial, sendo muito comum nas mãos, punhos e pés, mas pode ocorrer também na coluna.

Quando localizado na coluna esse cisto pode crescer e ocupar o canal vertebral (espaço dos nervos) de modo a pressioná-los causando sintomas de compressão nervosa.

Na coluna, a região lombar é a mais afetada, mas também podem ocorrer em qualquer segmento da coluna cervical ou torácica.

Cisto Sinovial na coluna comprimindo a raiz nervosa na coluna. À direita, Ressonância Magnética evidenciando o cisto sinovial.

Cisto Sinovial na coluna comprimindo a raiz nervosa na coluna. À direita, Ressonância Magnética evidenciando o cisto sinovial.

Quais os sintomas do cisto sinovial na coluna?

Vale ressaltar que a grande maioria dos cistos sinoviais da coluna vertebral são assintomáticos.

Eles só produzem sintomas a partir do momento que “disputam espaço” com as raízes nervosas da coluna e as comprimem.

Portanto os sintomas são aqueles já conhecidos de qualquer compressão nervosa, como em uma hérnia de disco, por exemplo:

  • Dor ciática (dor irradiada para o membro inferior)
  • Formigamento ou dormência na coxa ou na perna, podendo chegar até o pé.
  • Perda de força na perna ou no pé.
  • Pode causar dor na coluna, mas não é frequente.

Na grande maioria das vezes causam sintomas unilaterais, pois comprimem o nervo apenas do lado acometido pelo cisto.

Qual o melhor exame para diagnosticar cisto sinovial na coluna?

O melhor exame para o diagnóstico do cisto sinovial da coluna é a ressonância magnética, não sendo necessário o uso de contraste. Com a ressonância, evidenciamos claramente o cisto, sua localização, bem como qual raiz nervosa ele está comprimindo.

Exames complementares como as radiografias dinâmicas (em flexão e extensão) e a tomografia da coluna também podem ser solicitados, não buscando a visualização do cisto em si, mas procurando uma eventual instabilidade associada naquele nível do cisto facetário, o que muda completamente a proposta terapêutica.

À esquerda Ressonância Magnética corte sagital mostrando cisto sinovial. À direita, corte axial, evidenciando a compressão da raíz nervosa na coluna lombar.

À esquerda Ressonância Magnética corte sagital mostrando cisto sinovial. À direita, corte axial, evidenciando a compressão da raíz nervosa na coluna lombar.

Qual o tratamento do cisto sinovial?

O tratamento do cisto sinovial vai depender primeiramente se é sintomático ou não. Como já falado, grande parte dos cistos sinoviais não comprimem nervos e portanto não dão sintomas. Nesses casos, não requerem tratamento algum.

Por outro lado, quando esses cistos geram sintomas, principalmente sintomas neurológicos, como dor irradiada para a perna, formigamento ou perda de força, e quando o tratamento conservador com fisioterapia não surtiu o efeito desejado, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.

Há diversas opções de tratamento cirúrgico nesses casos. A primeira opção é a remoção do cisto (descompressão do nervo) que pode ser realizado aberta ou por vias minimamente invasivas como a cirurgia endoscópica ou com auxílio de microscópio. Vale ressaltar que quando optamos por essa opção, temos que levar em conta um risco de recidiva (retorno) desses cistos.

Em algumas pessoas, além do cisto facetário gerando sintomas, observamos também sinais de instabilidade naquele segmento na coluna. Nesses casos, além da remoção do cisto, faz-se necessário a artrodese da coluna (fusão daquele segmento acometido) para melhora completa dos sintomas. Já nessa opção de tratamento, o risco de recidiva praticamente inexiste.

Remoção do cisto sinovial por via minimamente invasiva.

Remoção do cisto sinovial por via minimamente invasiva.

Como é a recuperação de uma cirurgia de cisto sinovial?

Na grande maior parte dos casos, a melhora dos sintomas de dor na perna é imediata após a cirurgia e a recuperação quando realizada apenas a remoção do cisto é muito rápida. O paciente anda no mesmo dia, recebe alta no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte e retorna às atividades físicas em 2-3 semanas.

Quando a artrodese é necessária, a reabilitação é um pouco mais lenta, porém o paciente também é estimulado a andar no dia seguinte, recebe alta precoce, mas o retorno às atividade físicas normais sem restrições devem ser seguradas até 2-3 meses.

O cisto sinovial pode malignizar e virar um câncer?

De maneira nenhuma. O cisto sinovial é apenas uma bolsa com líquido sinovial (liquido da articulação) dentro.

Portanto, é uma lesão completamente benigna, não havendo nenhum risco de se tornar um câncer.

Justamente por esse motivo, se essas lesões não gerarem sintomas e forem apenas um achado de exame, elas não requerem nenhum tipo de tratamento.

FAQ

O que é cisto sinovial na coluna?

O cisto sinovial é uma “bolsa” formada pela membrana sinovial preenchida por liquido sinovial que acontece ao redor da articulação da coluna. Esse cisto na coluna pode levar a compressão de nervos.

Como tratar cisto sinovial na coluna lombar?

O tratamento do cisto sinovial pode ser conservador com fisioterapia e medicação visando a melhora dos sintomas. Porém, nas dores persistentes, o tratamento cirúrgico para remoção do cisto deve ser indicado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *