Tratamento conservador

O termo “tratamento conservador”, quando utilizado nos problemas de coluna, se refere ao tratamento não cirúrgico. A grande maioria dos problemas de coluna, não necessitam de cirurgia, sendo, portanto, resolvidos justamente com o tratamento conservador.

Em que consiste o tratamento conservador?

Ele é uma junção de medidas que visam o alívio e controle da dor nas costas, o aumento da mobilidade da coluna e articulações próximas, o fortalecimento muscular, a melhora do alongamento, entre outras coisas. São elas:

  • Medicações
  • Fisioterapia
  • RPG (Reeducação Postural Global)
  • Acupuntura
  • Uso de Coletes

Medicações

Diversos tipos de medicações são utilizados para o tratamento da dor na coluna, desde analgésicos simples até medicações específicas para o controle da dor neuropática (dor originada do nervo). O manejo da dor, sem dúvidas, é um desafio para o especialista em coluna, pois muitas vezes se tratam casos de dor grave e recorrente.

As medicações mais utilizadas são

  • Analgésicos simples – medicações que visam apenas o controle da dor, atuando apenas na resposta ao sintoma, não atuando diretamente na causa do problema.
  • Anti-inflamatórios – medicações que visam cortar um processo inflamatório local.
  • Relaxantes musculares – atuam diretamente na musculatura, melhorando contraturas e são utilizadas em conjunto com analgésicos e anti-inflamatórios
  • Corticóides – também possuem efeito anti-inflamatório além de serem utilizados em algumas doenças reumáticas.
  • Analgésicos Opióides – medicações mais fortes utilizadas no controle da dor. Devem ser usadas com parcimônia devido ao risco de dependência.
  • Medicações para dor neuropática – medicações específicas para um tipo de dor originada do dano ao nervo, no caso da coluna, na maioria das vezes causada com por alguma compressão no nervo.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma área da saúde que atua ajudando a prevenir e tratar os distúrbios do movimento e da funcionalidade de diversos sistemas do nosso corpo. Quando encaminhamos um paciente ao fisioterapeuta, o objetivo final é restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

Nos casos de dores agudas ou crônicas, há diversas modalidades de fisioterapia analgésica para alívio das dores como liberação manual (miofascial), aplicação de meios físicos (gelo ou calor), Estimulação elétrica (TENS). Esses métodos são utilizados tanto no tratamento de uma determinada doença, mas também na reabilitação de uma eventual cirurgia.

Além da fisioterapia analgésica, lançamos mão da fisioterapia motora que por meio de exercícios controlados, objetiva-se o ganho de mobilidade da coluna, melhora do alongamento e da estabilização do tronco, além de fortalecimento de grupos musculares específicos.

Reeducação Postural Global (RPG)

O RPG é uma modalidade fisioterápica que visa como o próprio nome já diz, uma reabilitação por meio da correção postural. Diferente de outros métodos ela visa tratar o problema focando no fator primário que levou àquela condição e para isso utiliza três grandes princípios de atuação: Individualidade, Causalidade e Globalidade.

Vale ressaltar que é um método que além do objetivo terapêutico de tratar lesão ou problemas na coluna, ele atua com prevenções de lesões e por esse motivo é indicado para qualquer tipo de paciente que objetive melhorar postura, percepção e equilíbrio corporal.

Acupuntura

A origem da palavra acupuntura deriva do prefixo “Acus” do latim que quer dizer agulha e “punctura” que quer dizer colocação. Ou seja, é uma técnica milenar originada de medicina tradicional chinesa, que por meio da colocação de agulhas em pontos específicos do corpo, atua-se em processos dolorosos em todo sistema musculo-esquelético, entre eles, a coluna.

Além de poder ser aplicada em qualquer tipo de paciente, de crianças a idosos, ela atua não só no processo da melhora da dor, mas também em componentes emocionais relacionados ao bem estar, como ansiedade e nervosismo.

Uso de Coletes

O uso de coletes tem duas principais indicações: deformidades (escoliose ou cifose) e fraturas. Nos casos de deformidade, eles são úteis em algumas situações, sempre visando a progressão da deformidade. Já nos casos de fraturas na coluna, o objetivo é a imobilização da coluna, visando a estabilização e a consolidação da fratura, sem cirurgia.

Vale ressaltar que o uso do colete deve ser sempre orientado por um ortopedista especialista em coluna, para indicar corretamente o tipo de colete a ser utilizado, o tempo diário de uso e por quanto tempo deverá ser usado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *