As terapias Inovadoras para dor na coluna
Sob a orientação do ortopedista de coluna, a integração dos ortobiológicos pode ser uma opção interessante para quem busca um tratamento para as dores na coluna.
Ortobiológicos são substâncias extraídas do próprio organismo, como plasma do sangue, gordura ou medula óssea, que ajudam na reparação de tecidos danificados. Eles podem ser usados para tratar condições dolorosas, reduzindo inflamações e promovendo a recuperação celular.
– Tratamento de lesões articulares e musculares.
– Controle da dor em condições crônicas, como artrose;
– Auxílio na regeneração / cicatrização de tecidos (músculo, tendões, cartilagem, osso)
A ortopedia biológica é um ramo da ortopedia que utiliza técnicas avançadas para otimizar a cura natural do corpo. O objetivo é promover uma redução no uso de medicamentos sintéticos e procedimentos invasivos.
– Utilização de material autólogo (retirado do próprio paciente);
– Melhores resultados a longo prazo;.
– Alívio significativo em casos de dor na coluna e outras condições ortopédicas.
A medicina regenerativa é composta por diversas práticas. Na coluna, o mais comum é a realização de infiltrações com ortobiológicos. Os dois materiais mais utilizados são o BMA (Bone Marrow Aspirated = Aspirado de Medula Óssea) e o PRP (Plasma Rico em Plaquetas).
Esse procedimento utiliza células mesenquimais (semelhante a células tronco) extraídas da medula óssea do próprio paciente retirada da crista ilíaca para estimular a regeneração de tecidos. Entre as indicações mais comuns na coluna está o controle de inflamações articulares, como em casos de artrose na coluna.
O BMA usado na infiltração na coluna pode ser retirado da crista ilíaca
O PRP é obtido através da centrifugação do sangue do paciente, concentrando plaquetas que liberam fatores de crescimento e de regenração tecidual importantes para a melhora da inflamação. Ele é utilizado no lugar de corticoesteróides na coluna com o objetivo de reduzir dores, como as causadas pela hérnia, estenose de canal ou artrose. Seu efeito costuma ser semelhante ao do medicamento a longo prazo, com a vantagem de se tratar de uma alternativa autóloga (retirada do próprio paciente)
O PRP é produzido a partir do sangue periférico, ou seja, coletado normalmente por uma punção no braço.
Os ortobiológicos são recomendados para diversas condições ortopédicas e podem ser usados como complemento ou substituto de tratamentos tradicionais. Em geral, todas as condições com indicação para realização de infiltração também podem ser tratadas por meio da medicina regenerativa.
São elas:
O tratamento com ortobiológicos deve ser conduzido por um cirurgião de coluna especializado em medicina regenerativa. Como se trata de uma técnica nova, é importante consultar profissionais que seguem atualizados no assunto e saibam indicar corretamente o procedimento.
Como mestre em Pesquisa em Cirurgia com o tema “Terapia Biológica na Coluna” concluído em 2023 na Santa Casa de São Paulo, mantenho-me a par das novidades da área e quais as evidências científicas da área.
A terapia ortobiológica segue o mesmo caminho dos demais procedimentos de coluna existentes e a boa indicação representa grande parte do sucesso do tratamento. Podemos descrever esta jornada segundo o passo a passo abaixo:
Os tratamentos com ortobiológicos estão transformando a ortopedia e oferecendo novas esperanças para pacientes que lidam com problemas como dor na coluna, artrose na coluna e outras condições debilitantes. Entre em contato e agende sua consulta para saber se essa abordagem é adequada para o seu caso!
Ortobiológico é uma substância biológica, como plasma ou células-tronco, retirada do próprio paciente e é usada para estimular a cicatrização, melhora da inflamação e regeneração de tecidos danificados em condições ortopédicas.
O ortopedista de coluna é o especialista indicado para diagnosticar e tratar problemas relacionados à coluna vertebral.
A artrose na coluna pode ser tratada por um ortopedista de coluna, que pode recomendar ortobiológicos, fisioterapia ou até cirurgia.
A dor no glúteo é um sintoma comum no consultório, mas muitas pessoas não imaginam…
A dor no glúteo é um sintoma comum no consultório, mas muitas pessoas não imaginam…
A cirurgia de coluna evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas. Entre os avanços que…
A cirurgia de coluna evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas. Entre os avanços que…
A dor nas pernas depois de uma cirurgia de coluna é um sintoma que preocupa…
A artrose na coluna é um dos diagnósticos mais comuns entre pessoas acima dos 50…