Infiltração na coluna

A infiltração na coluna têm um papel importantíssimo no manejo da dor relacionada aos problemas de coluna pois se situam no meio do caminho do tratamento conservador e do tratamento cirúrgico. Elas consistem em injeções em locais específicos na coluna visando a melhora do processo inflamatório local e consequentemente da dor.

Também conhecidas popularmente como “bloqueio” na coluna, elas podem ser utilizadas, como já dito, para diferentes estruturas na coluna e ajudam no tratamento de diversos problemas: espondilose (artrose) na coluna, hérnia de disco, estenose de canal vertebral, entre outros.

Quais os tipos de infiltração?

Existem dois principais locais de infiltração na coluna:

• Infiltração facetária: Consiste na colocação de medicação dentro das articulações da coluna, chamadas de articulações facetárias ou interapofisárias, devido a uma inflamação local, seja por um desgaste crônico (artrose) ou uma inflamação aguda (artrite).
Desenho esquemático da infiltração facetária (articulação da coluna)

Raio-X da infiltração facetária

• Infiltração foraminal: Consiste na colocação de medicação próximo a um determinado nervo acometido, seja por uma hérnia de disco comprimindo esse nervo, seja por estenose de canal causado por artrose na coluna.
Desenho esquemático da infiltração foraminal (nervo)

Raio-X da infiltração foraminal com o nervo corado por contraste.

Qual a medicação utilizada?

O objetivo da infiltração é interromper o processo inflamatório e consequentemente a dor. Para isso utilizamos dois tipos de medicações que atuam nesse processo:

• Anestésico: que atua imediatamente, interrompendo o ciclo de dor.
  • Corticoide: que atua a médio e longo prazo como um potente anti-inflamatório, interrompendo a inflamação.

Quais os benefícios da Infiltração?

A infiltração é bem indicada tanto para as dores crônicas, refratárias ao tratamento conservador e recorrentes como também para dores agudas que não melhoram e impossibilitam que o paciente consiga realizar um tratamento conservador adequado. Portanto, o maior benefício da infiltração é a melhora da dor.

Por meio de um método não invasivo, seguro e relativamente simples, conseguimos aliviar a dor do paciente e permitir que ele possa fazer uma fisioterapia adequada, melhorando sua mobilidade e até mesmo permitindo retorno a atividade física aeróbica e de fortalecimento muscular.

Em quais casos a infiltração está indicada?

As infiltrações são eficientes em diversos problemas na coluna, dentre eles:

• Espondilose (Artrose) na coluna – nesse caso onde há um desgaste das articulações da coluna, podemos indicar a infiltração facetária (da articulação da coluna) link com problemas na coluna (artrose na coluna)
  • Estenose de canal – nesse caso, o desgaste da coluna leva a hipertrofia dos ligamentos e osteofitose (formação de bicos de papagaio) causando um estreitamento e compressão dos nervos da coluna. Assim, indicamos uma infiltração foraminal (do nervo comprimido) link com problemas na coluna (estenose de canal)
  • Hérnia de disco – nesse caso a hérnia de disco extrusa comprime um determinado nervo e optamos também pela infiltração foraminal, visando reduzir a inflamação daquele nervo acometido. link com problemas na coluna (hérnia de disco)

Como é realizada a infiltração

Infiltração de coluna

A infiltração via de regra é realizada em ambiente hospitalar, no centro cirúrgico. É um procedimento que não necessita anestesia geral, apenas uma sedação para conforto e redução de ansiedade do paciente. A duração do procedimento depende de quais e quantas estruturas serão infiltradas, mas varia entre 20 a 30 minutos.

O paciente não sente dor pois além da sedação, utilizamos uma anestesia no local da inserção das agulhas. Quanto a alta do paciente é realizada no mesmo dia do procedimento, 1 – 2h após o procedimento, tempo necessário para recuperação da sedação. Orienta-se um repouso de apenas 1 dia, estando o paciente liberado no dia seguinte à infiltração a iniciar fisioterapia, acupuntura e até mesmo exercícios controlados. William Zarza Santos – Doctoralia.com.br

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é infiltração na coluna?

Infiltração é a injeção de uma determinada medicação (normalmente corticoide com anestésico) em locais específicos da coluna. (articulação, nervo, disco).

Quais os riscos da infiltração na coluna?

A infiltração é um procedimento minimamente invasivo realizado sob sedação apenas, não necessitando de anestesia geral. Por isso, trata-se de um procedimento quase sem riscos potenciais.

Quanto tempo dura uma infiltração na coluna?

O tempo de alívio dos sintomas depende muito do que o paciente realiza após o procedimento. É sempre muito importante otimizar o período pós infiltração com fisioterapia, atividade física, etc. Dessa forma a infiltração pode ser mais duradoura, durando 6 meses, 1 ano ou até mais.