Reeducação postural global (RPG) é uma especialidade da fisioterapia que objetiva o equilíbrio entre as forças musculares do corpo a fim. Dr William Zarza
A reeducação postural global (RPG) é uma especialidade da fisioterapia que objetiva o equilíbrio entre as forças musculares do corpo a fim de otimizar a capacidade de movimentação das articulações e manutenção de uma boa postura.
Dessa forma, o RPG por meio de exercícios que envolvem a respiração, exercícios com tração e alongamentos, trata desde desvios posturais e problemas articulares até doenças neurológicas e afecções respiratórias, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.
A RPG é indicada para qualquer pessoa que visa prevenir distúrbios do sistema neuro-musculo-esquelético.
Atende pessoas de todas as idades, de crianças e adolescentes até idosos, de ambos os sexos, com problemas em fases agudas ou crônicas, visando a melhora de algum eventual sintoma, como por exemplo dor na coluna, ou prevenindo-o de maneira profilática.
O RPG se baseia em três princípios fundamentais
A Reeducação Postural Global tem sido procurada cada vez mais pela capacidade de tanto tratar como prevenir lesões. O primeiro passo é a realização de uma avaliação feita pelo fisioterapeuta para analisar quais as alterações posturais do paciente, entre outros problemas que possam ser atenuados ou resolvidos através do tratamento com RPG.
Posteriormente, os pacientes passam por sessões que podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana, a depender da patologia a ser tratada e do estágio de tratamento que se encontra o paciente. Cada sessão tem duração aproximada de uma hora.
A técnica é desenvolvida com o paciente adotando posturas excêntricas sempre que possível e evoluindo com objetivo de atingir o limite máximo de resistência e sensibilidade. Vale ressaltar que quase todas as posturas são executadas associando a respiração. Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão.
Normalmente, iniciamos no pós-operatório recente de uma cirurgia de coluna com a fisioterapia tradicional, visando analgesia.
Posteriormente, evoluímos para o RPG buscando uma melhor estabilização e fortalecimento do tronco com melhora postural. Portanto, o RPG pode ser usado também após cirurgia de coluna, porém deve-se aguardar o encaminhamento do médico cirurgião.
O trabalho remoto veio para ficar! Flexibilidade de horários, economia de tempo no deslocamento e maior conforto para os funcionários são algumas das vantagens desse novo modelo de trabalho.
Entretanto, há um ponto negativo camuflado que pode passar batido: uma rotina menos ativa. Trabalhando em casa, muitas pessoas não costumam caminhar mais do que a distância do quarto para a cozinha.
Além disso, é comum que o escritório doméstico seja menos preparado do ponto de vista ergonômico. Ou seja, não conta com as alturas ideais de cadeira, teclado e tela.
O resultado é o aumento de alterações posturais e queixas ortopédicas, principalmente dor nas costas, em especial na coluna lombar e na cervical.
Faz parte do tratamento com RPG dar orientações para o paciente executar em casa, tais como:
Como já dito, a Reeducação Postural Global (RPG) busca cuidar do corpo como um todo e não somente da região em que está localizada a dor.
A visão é global: tonificar, equilibrar, alongar e reeducar as cadeias musculares para tratar ou prevenir lesões.
O objetivo é atuar na causa do problema e não apenas nos sintomas
Vale ressaltar que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados, tanto no tratamento como na prevenção.
Por isso, é sempre importante observar os sinais de irregularidades do nosso corpo.
Autor: Marcelo Devequi
Fisioterapeuta – Especialista em fisiologia do exercício
Crefito: 3/ 62313-F
A dor no glúteo é um sintoma comum no consultório, mas muitas pessoas não imaginam…
A dor no glúteo é um sintoma comum no consultório, mas muitas pessoas não imaginam…
A cirurgia de coluna evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas. Entre os avanços que…
A cirurgia de coluna evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas. Entre os avanços que…
A dor nas pernas depois de uma cirurgia de coluna é um sintoma que preocupa…
A artrose na coluna é um dos diagnósticos mais comuns entre pessoas acima dos 50…