A hérnia de disco pode afetar a coluna, causando dor e limitações nos movimentos.
A hérnia de disco é uma condição que afeta a coluna vertebral e pode causar dor intensa e limitação de movimentos. Muitas pessoas que passam pelo tratamento se perguntam se a hérnia de disco pode voltar e como evitar essa recidiva. A resposta é que sim, a hérnia de disco pode reaparecer, mas algumas medidas podem reduzir esse risco.
O acompanhamento com um ortopedista de coluna ou um neurocirurgião é essencial para monitorar a saúde da coluna e evitar novos problemas. Entenda os sintomas de hérnia de disco, as opções de tratamento para hérnia de disco recorrente e como preveni-la.
A hérnia de disco pode afetar a coluna, causando dor e limitações nos movimentos.
A hérnia de disco ocorre quando o núcleo gelatinoso do disco intervertebral se desloca através de uma fissura na camada externa do disco. Isso pode comprimir nervos e gerar dor. O tratamento para esta condição pode ser conservador, baseado em fisioterapia e fortalecimento muscular, ou cirúrgico, quando há a remoção deste fragmento que causa a compressão.
Após o tratamento, no entanto, pode haver o retorno deste conteúdo deslocado levando ao reaparecimento dos sintomas. Quando isso acontece, damos o nome de recidiva. Assim como no surgimento da hérnia, as recidivas estão relacionadas aos seguintes fatores:
Se a hérnia de disco voltar, um médico de coluna pode recomendar diferentes abordagens de tratamento:
Para evitar a recidiva da hérnia de disco, indica-se, basicamente, as mesmas estratégias de prevenção do quadro. São elas:
O abaulamento discal é uma condição em que o disco intervertebral se projeta para fora de sua posição normal, sem romper seu anel fibroso. Embora menos grave que a hérnia de disco, o abaulamento pode causar os mesmos sintomas da hérnia: dor, formigamento e desconforto. O tratamento pode incluir fisioterapia, fortalecimento muscular e ajustes posturais para evitar a progressão para uma hérnia de disco completa.
As chances variam de acordo com fatores individuais. Em casos tratados sem cirurgia, a recorrência pode ocorrer em 10% a 30% dos pacientes. Já após a cirurgia, o risco é menor, mas ainda existe.
Manter uma boa postura, praticar exercícios regularmente, evitar levantar peso de maneira errada e realizar acompanhamento médico são medidas essenciais para prevenir o problema.
Dependendo da gravidade, o tratamento pode incluir fisioterapia, medicação, infiltrações e, em casos mais sérios, cirurgia realizada por um cirurgião do aparelho digestivo especializado.
A dor nas pernas depois de uma cirurgia de coluna é um sintoma que preocupa…
A artrose na coluna é um dos diagnósticos mais comuns entre pessoas acima dos 50…
A medicina da coluna evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, a cirurgia endoscópica da coluna…
A fratura do cóccix – também conhecida como coccigodinia traumática – é uma condição pouco…
A sarcopenia é uma condição comum, mas ainda pouco discutida entre homens e mulheres acima…
A coluna vertebral é uma estrutura complexa e essencial para a movimentação e sustentação…