Hemangioma na coluna

O hemangioma é o tumor benigno mais comum na coluna vertebral. Ele é um tumor formado por vasos sanguíneos, ou seja, é uma proliferação vascular benigna que acaba alterando a arquitetura óssea da vértebra.

Arquitetura de uma vértebra normal e de uma vértebra com hemangioma ósseo.

Ele está presente em aproximadamente 20% da população e na maioria dos casos é descoberto incidentalmente, já que a grande maioria desses tumores é assintomático.

Quais os sintomas do hemangioma na coluna?

Como já falado, na grande maioria das vezes o hemangioma é assintomático e é descoberto como um achado de exame. Quando sintomático (raro), o quadro clínico mais comum é:

  • Dor na coluna – coluna cervical, torácica ou lombar
  • Dor irradiada para os membros – quando comprime alguma raiz
  • Déficit de força ou alteração de sensibilidade – também quando há compressão de alguma raíz.
  • Fratura vertebral levando a dor de difícil controle – O hemangioma, a depender do tamanho pode levar a um enfraquecimento da vértebra, acarretando em fratura.

Como fazemos o diagnóstico?

Vale ressaltar que o diagnóstico na maioria das vezes é incidental, ou seja, realizamos algum exame da coluna por outro motivo e acabamos encontrando um hemangioma na coluna.

Os principais exames de imagem que identificamos o hemangioma na coluna são: radiografia, tomografia e ressonância.

  • Na radiografia simples os hemangiomas caracterizam-se por apresentar trabeculados verticais paralelos nos corpos vertebrais.

Radiografia evidenciando hemangioma na coluna

  • A tomografia computadorizada (TC) revela a presença de trabéculas espessas e áreas radiotransparentes.

Tomografia evidenciando hemangioma na coluna.

  • A ressonância magnética (RM) apresenta sinais hiperintensos em T1 e T2
sonância evidenciando hemangioma na coluna.

Ressonância evidenciando hemangioma na coluna.

Como é tratamento do hemangioma vertebral?

Na grande maioria das vezes, como já dito anteriormente, o hemangioma não requer nenhum tipo de tratamento e é apenas um achado de exame.

Porém nos casos sintomáticos com dor refratária associado a uma imagem (ressonância magnética) que evidencie um hemangioma grande que possa estar sendo a causa dos sintomas, a cimentação vertebral é uma alternativa de tratamento.

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que por meio de uma cânula injetamos cimento dentro do corpo vertebral. Ela pode ser realizada por meio de duas técnicas: a vertebroplastia e a cifoplastia.

Enquanto na primeira injetamos o cimento diretamente na vértebra após a introdução da cânula, na cifoplastia criamos uma cavidade dentro da vértebra com o auxílio de um mini balão insuflado e injetamos o cimento sob baixa pressão, minimizando dessa forma a chance de extravasamento do cimento.

Desenho esquemático da Cifoplastia

Desenho esquemático da Cifoplastia – procedimento de cimentação vertebral.

Vale salientar que por ser um procedimento minimamente invasivo, com um corte de menos de 1cm na pele, a reabilitação é rápida, permitindo que o paciente retorne às suas atividades em pouco tempo e com grande melhora da dor.

O Hemangioma pode se tornar maligno?

Embora seja muito raro, há casos descritos na literatura de tumores benignos, como o hemangioma, que se comportam como tumores malignos, que podem crescer com o tempo, que extravasam o limite do corpo vertebral, podendo invadir o canal e comprimir nervos.

Nesses casos, é mandatório a realização de uma biópsia para investigação do tipo de tumor e confirmando no estudo de anatomia patológica, se tratar de um hemangioma, a radioterapia ou a embolização do tumor pode ser indicada. Lembrando que essas são condutas de exceção, por se tratar na imensa maioria das vezes de tumores benignos, sem qualquer repercussão clínica.

Portanto, embora se trate na maioria dos casos de tumores benignos e assintomáticos, uma avaliação com médico especialista é necessária para a realização assertiva do diagnóstico, evitando dessa forma complicação maiores.

FAQ

O que é hemangioma na coluna?

É um tumor benigno, frequente em até 20% da população, que é formado por uma proliferação de vasos dentro do corpo vertebral.

O que causa hemangioma na coluna?

O hemangioma tem uma causa genética.

Qual o tratamento para hemangioma na coluna?

Na grande maioria das vezes o hemangioma não requer nenhum tipo de tratamento por ser assintomático. Quando sintomático, a cimentação vertebral é uma alternativa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *